Dia do comerciário: feriado na próxima segunda-feira terá lojas, supermercados e shoppings fechados em João Pessoa

 

Na terceira segunda-feira do mês de setembro, que este ano será no dia 19, é comemorado o Dia dos Comerciários em João Pessoa e Região Metropolitana. De acordo com o que foi estabelecido em uma Convenção Coletiva de Trabalho, todo comércio será fechado, com exceção das farmácias. 

De acordo com o presidente do  Sindicato dos Comerciários da Grande João Pessoa (SINECOM), Rogério Braz, o feriado é exclusivo do comércio e por isso não afeta bancos, repartições públicas, nem os bares e restaurantes, mesmo os que funcionam dentro dos shoppings. "Os trabalhadores dos cinemas e praças de alimentação pertencem a outra categoria de trabalhadores, portanto eles trabalham normalmente nesses dias.

O Sindicato e o Ministério do Trabalho já anunciaram que farão fiscalização durante todo o dia para garantir que os comerciários tenham o direito a folga respeitado. 

O sistema de transporte, como ônibus e trens, não sofrerão alteração.

Em âmbito nacional, o Dia do Comerciário ou Dia do Comércio é celebrado em 30 de outubro. Oficialmente, esta data foi instituída a partir da Lei nº 12.790, de 14 de março de 2013, e é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho.

Na Paraíba, o dia é comemorado na terceira segunda-feira do mês de setembro. A data foi unificada após conciliações realizadas em processos que tramitam no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

CLICKBPF


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários