Fest Aruanda vai homenagear ator e cantor Tony Tornado

 

O Fest Aruanda vai homenagear o ator e cantor Tony Tornado com o Troféu Aruanda pelo Conjunto da Obra, na 17ª Edição do evento, de 1º a 7 de dezembro, em João Pessoa. O evento, realizado pela Bolandeira Artes & Films, vai celebrar a obra do ator e cantor com mais de seis décadas de trajetória artística.

Para o diretor do Fest Aruanda, Lúcio Vilar, será uma celebração de uma atuação artística multifacetada e da afirmação de um personagem afro-brasileiro que conquistou importantes espaços midiáticos, com seus próprios méritos, sendo inspiração para muitos jovens, hoje.

Antônio Viana Gomes nasceu na cidade de Mirante do Paranapanema, no estado de São Paulo, no Brasil. Iniciou sua carreira artística nos anos 1960 com o nome artístico de Tony Checker, dublando e dançando no programa Hoje é dia de Rock (1966), de Jair de Taumaturgo. Nessa época, Tony fazia cover dos cantores Chubby Checker e Little Richard. Morou em nova York com o cantor Tim Maia e foi influenciado pela Soul Music. Foi vencedor do V Festival Internacional da Canção com a canção BR-3, fato que marcou sua carreira como músico no Brasil.

No cinema, estreou como ator em Tô na Tua, Ô Bicho (1971), comédia de Raul Araujo, no qual atuou ao lado de Costinha, Agildo Ribeiro e Nair Bello. Ficou conhecido por seu inúmeros trabalhos em longas do movimento pornochanchada, entre os anos 1970 e 1980, além de atuar em obras elogiadas como Pixote: A Lei do Mais Fraco (1981) e Carandiru (2003).

Patrocínios e parcerias – A 17ª edição do Fest Aruanda tem patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa e copatrocínio da PBGás, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, sob a chancela do CCHLA-UFPB e da Bolandeir@rte&Films, produtora do evento.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários