Genial/Quaest: taxa de rejeição a Lula sobe e encosta na de Bolsonaro

 


O presidente Jair Bolsonaro (PL) é rejeitado por 52% dos eleitores, índice que oscilou um ponto percentual para baixo em uma semana. Os dados são da nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira. Já o grupo de eleitores que se negam a votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avançou três pontos percentuais nos últimos dias e agora é de 47%.

Pela margem de erro estimada para a pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou menos, a rejeição a Lula é comum a um contingente que representa de 45% a 49% do eleitorado. A taxa de rejeição a Bolsonaro está no intervalo de 50% a 54%.

Desde setembro do ano passado, no início da série de pesquisas presidenciais conduzidas pela Quaest, a distância entre a rejeição a Bolsonaro e a Lula nunca havia sido tão curta quanto agora. Na metade de agosto, quando as campanhas foram oficialmente inauguradas, havia 11 pontos separando os percentuais de rejeição a cada um dos dois líderes em intenções de voto.

O percentual de eleitores que se recusam a votar em Ciro Gomes (PDT) era de 50% no último levantamento e permanece inalterado sete dias depois.

O levantamento da Quaest foi realizado no período de 10 a 13 de setembro. É o primeiro feito pelo instituto de pesquisas depois das manifestações de cunho eleitoral convocadas por Bolsonaro para o 7 de Setembro.

Avaliação do governo

São 38% os eleitores que têm impressões negativas sobre a administração de Jair Bolsonaro. Esse grupo correspondia a 39% da população apta a votar na semana passada.

O grupo que avalia de forma positiva a gestão bolsonarista se manteve inalterado em 32%. São 27% os que consideram o governo regular, oscilação de um ponto para cima em relação aos 26% da semana passada.

A Quaest ouviu 2.000 eleitores de 16 anos ou mais no período de 10 a 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O estudo pode ser consultado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-03420/2022.

CLICKB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários