Lojas e supermercados não abrem no dia comerciário em Campina Grande; Shoppings e farmácias também têm funcionamento alterados

 


O funcionamento do comércio de Campina Grande será alterado na próxima segunda-feira (19), em razão do dia do comerciário. Conforme apurou o ClickPB junto ao sindicato dos comerciários da cidade, na rainha da Borborema e na região metropolitana as lojas serão fechadas, porém o consumidor deve estar atento pois há exceções. 

Os bancos, bares, restaurantes e cinemas poderão funcionar normalmente. Já as farmácias também poderão funcionar, porém os proprietários destas deverão permitir que o funcionário que trabalhar no dia 19 selecione um dia de folga até o fim do mês, segundo o presidente do sindicato dos comerciários, José Rogério Gonçalves de Moura. 

"As farmácias podem abrir, de plantão, dando folga em 30 dias aos trablhadores que vinherem trabalhar nesse dia. Porque isso foi decidido em uma das convenções que temos. Temos três convenções separadas: supermercados, farmácias, lojistas. No caso também tem os pisos salariais que também têm algumas diferenças quanto aos abonos", explica Moura. 

O Sindicato e o Ministério do Trabalho realizarão ações com objetivo de garantir que sejam cumpridos os acordos firmados, a exemplo de fiscalizações na região. 

O sistema de transporte, como ônibus e trens, não sofrerão alteração.

Em âmbito nacional, o Dia do Comerciário ou Dia do Comércio é celebrado em 30 de outubro. Oficialmente, esta data foi instituída a partir da Lei nº 12.790, de 14 de março de 2013, e é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho.

Na Paraíba, o dia é comemorado na terceira segunda-feira do mês de setembro. A data foi unificada após conciliações realizadas em processos que tramitam no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários