Prefeitura de JP realiza Dia D da vacinação contra a raiva animal até às 17h em 158 pontos

 

O ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está acontecendo em 158 pontos da Capital neste sábado (24), até 17h, com boa procura da população. No Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses , que fica nos Bancários, a dona de casa Gleide Maria Mousinho levou cerca de dois minutos para vacinar Quiara, a sua cadelinha de um ano e três meses.

“Muito tranquilo e com um atendimento muito bem feito”, definiu. “É muito importante cumprir essa etapa, de vacinar, de prevenir não só ela, mas a gente também, de pegar doenças como a raiva, por exemplo. Quem tiver seu animal que leve em algum dos postos – esse é o maior gesto de amor que a pessoa pode fazer”, concluiu.

A campanha seguirá até o dia 28 de outubro. Quem não conseguir ir a um dos pontos de vacinação disponíveis neste ‘Dia D’, poderá levar seu animal para imunizar ao longo da semana no posto fixo instalado no Centro de Zoonoses, localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h e o telefone para contato é o (83) 3214-3459.

A chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pollyana Dantas, explicou que está com equipe suficiente para atender a população em todos os postos e pessoas que tiverem necessidades especiais ou doenças com comorbidades, que não poderem se dirigir a algum dos locais de vacinação, podem receber o atendimento em casa, basta ligar para as unidades de saúde, que enviarão uma equipe itinerante.

“Pode até ser instituição, protetores independentes, que tenham muito animais, a gente disponibiliza vacinadores para que vão até o endereço. A gente tem tido uma grande cobertura vacinal, com as pessoas procurando a unidade fixa aqui no Centro de Zoonoses e os pontos itinerantes – eventos que a gente realiza ao longo do ano em parques públicos, praças e em parcerias com universidades, pet shoppings. Isso é fundamental para os animais se mantenham imunizados”, explicou.

Atualmente, existe uma população estimada de mais de 97 mil cães e cerca de 9.700 gatos em João Pessoa. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta para esta campanha é vacinar 70% desses animais. Para a imunização, é necessário que o tutor leve o cartão de vacinação do bicho. Mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação.

Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o responsável deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias. Animais com menos de três meses não devem ser vacinados. Além disso, se o animal estiver debilitado ou a fêmea estiver gestante também não deverá receber a vacina.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença morrem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

 

PB AGORA


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários