TRE-PB realiza amanhã sorteio das 23 urnas que serão auditadas no segundo turno

 


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza amanhã (29) o sorteio das urnas que serão auditadas pela Justiça Eleitoral durante o segundo turno na Paraíba. Conforme apurou o ClickPB, esta etapa deverá seguiro mesmo rito do primeiro turno. No total serão ecolhidos 23 equipamentos. Qualquer cidadão poderá acompanhar a ação por meio do canal do TRE no youtube. 

Participam da escolha das urnas, instituições fiscalizadoras entre elas Polícia Federal (PF), Tribunal de Contas da União (TCU), Assembleia Legislativa, partidos políticos e Ministério Público. Segundo a justiça eleitoral, estes órgãos podem inclusive indicar as urnas que serão auditadas. A cerimônia deve ocorrer às 9h e será comandada pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), juiz membro José Ferreira Ramos Júnior. 

Das 23 urnas, 20 serão destinadas ao "Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas". Conforme a justiça eleitoral, este teste consiste na verificação do funcionamento das urnas sob condições normais de uso. É a chamada "votação paralela". Ela consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. 

O eleitor além de poder acompanhar todo o processo pelo Youtube, poderá ver presencialmente a auditoria, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. 

As outras três urnas serão submetidas à verificação da autenticidade dos sistemas instalados. No entanto, ao contrário da votação paralela, que ocorre em horário semelhante ao do pleito eleitoral, o 'Teste de Autencidade' é realizado a partir das 7h. Conforme apurou o ClickPB, participam a juíza ou o juiz eleitoral, representantes e fiscais dos partidos, e a presidente da mesa, ou o presidente da mesa, receptora de votos. É durante esta auditoria que é emitida a famosa "zerésima", uma espécie de comprovante da confiabilidade do equipamento. 

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários