Bancada da Paraíba define prioridades para emendas coletivas; Triplicação da BR-230 e construção de hospitais estão entre elas

 


A bancada da Paraíba na Câmara Federal, formada por 12 deputados, definiu esta semana as prioridades para onde devem ser destinados os quase R$ 300 milhões em emendas parlamentares no Orçamento Geral da União (OGU), do próximo ano. Conforme apurou o ClickPB, são 15 ações prioritárias em diversas áreas. Cada parlamentar tem disponível pouco mais de R$ 19 milhões.

De acordo com o coordenador da bancada, Efraim Filho, se entre estas destacam o projeto denominado S.O.S Triplicação da BR 230 e as iniciativas para viabilização do Hospital de Trauma do Sertão e Hospital da Criança em Campina Grande. A definição dos projetos para onde devem ser destinadas as emendas foi feita após reuniões com entes federativos e sugestões recebidas por entidades estaduais. 

Na última semana, a governadora em exercício da Paraíba, Lígia Feliciano, participou destas reuniões, assim como toda a bancada federal, a senadora Daniella Ribeiro e prefeitos dos principais municípios do estado.

Para o coordenador da bancada, esse é um momento em que se destaca a coesão e a unidade da bancada federal na hora de lutar por recursos e investimentos estruturantes para o Estado. "Passada a eleição, as disputas devem ficar para trás e a bandeira da Paraíba é que deve ficar em primeiro lugar na ordem de importância para a bancada federal", comentou.

Confira alguns dos destaques por área:

Área da saúde | Cinco prioridades: Hospital de Trauma do Sertão, o Hospital da Criança e o Hospital Help, ambos em Campina Grande, o custeio de ações de atenção básica e o custeio de ações de média e alta complexidade para os municípios;

Educação | Quatro iniciativas: investimentos para as quatro grandes entidades de ensino na Paraíba: UFPB, UFCG, UEPB e IFPB, com recursos destinados à modernização da infraestrutura dos centros universitários.

Infraestrutura e mobilidade | Três iniciativas: a destinação de recursos para a BR230 entre João Pessoa e Cabedelo, com o projeto S.O.S. Triplicação, a construção do Arco Metropolitano que interliga a BR230 e a BR101, apresentado pelo Governo do Estado, a reforma e ampliação dos mercados públicos da cidade de João Pessoa, apresentado pela prefeitura da capital, e o 3° eixo da transposição do São Francisco, Ramal Piancó, que já conta com recursos do orçamento do ano anterior para o desenvolvimento do projeto.

Agricultura, pesca e desenvolvimento sustentável regional | Duas iniciativas: aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas destinados ao Estado e aos municípios, para reforçar as ações na zona rural e estimular a agricultura familiar, e recursos para a construção de uma escola modelo de embarcações, de acordo com importante arranjo produtivo local e vocação econômica da região litorânea de Cabedelo.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários