Fundação Casa de José Américo promove sessão de ‘O Concerto’ nesta sexta-feira

 



A Fundação Casa de José Américo (FCJA) recebe novamente, nesta sexta-feira (18), o Cinema Comentado. A sessão ocorre às 18h, no auditório da instituição, na orla da Capital. Neste novo encontro, o projeto apresentará o filme “O Concerto” (Radu Mihaileanu, 2009). Ao final, o crítico de cinema Andrés Von Dessauer, coordenador do projeto, fará um comentário sobre o longa-metragem.
 
Segundo ele, “O Concerto” é um dos filmes mais emocionais deste século (sim, Von Dessauer já o põe na conta desta centúria), por unir duas grandes artes – a música e o cinema – de forma que ele considera magistral. “Nessa obra, a fusão entre a quarta e a sétima artes se dá de forma raramente vista nas telas. De um lado, a música de Tchaikovsky; de outro, o diretor e roteirista romeno Radu Mihaileanu, que já vinha conquistando o público com ótimos filmes”, observa.
 
A obra conta a vida de um famoso maestro da orquestra do Bolshoi que se tornou o faxineiro do teatro depois de ser expulso de sua função, 30 anos atrás, por não concordar com o antissemitismo do governo de Leonid Brejnev. Ele intercepta um fax do Théâtre du Châtelet, de Paris, na qual a orquestra do Bolshoi é convidada para se apresentar na Capital francesa. Ele esconde a mensagem e decide juntar a orquestra para viajar clandestinamente para Paris. “No centro da parte dramática, há uma belíssima solista de violino, cuja relação visceral com o maestro mantém a firme atenção do espectador até a catarse final”, diz.
 
Produção – “O Concerto” é fruto de uma coprodução entre França, Itália, Romênia, Bélgica e Rússia. Ganhou os prêmios de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som, no César Awards 2010. Também foi indicado a dois Magritte, nas categorias Melhor Filme em Coprodução e Melhor Edição, em 2011, e Melhor Filme Estrangeiro, no 68º Globo de Ouro.
 
Serviço
Projeto Cinema Comentado, com a obra “O Concerto”
Direção: Radu Mihaileanu
Produção: França/Itália/ Romênia/Bélgica/Rússia, 2009
Elenco: Aleksei Guskov, Dmitri Nazarov e Mélanie Laurent
Onde: Auditório da Fundação Casa de José Américo
Classificação: livre

SECOM PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários