Ruy destaca importância de projetos de incentivo às energias limpas durante COP27

 

O incentivo à produção das energias limpas e renováveis esteve entre os destaques da participação do deputado federal Ruy Carneiro, nesta quinta-feira (10), na 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27. O parlamentar visitou diversos pavilhões relacionados à temática e defendeu a ampliação de projetos e ações que possam estimular e baratear os custos da atividade na Paraíba e no Brasil.

Durante a passagem pelo pavilhão da China, o deputado conheceu iniciativas que levaram o país a se tornar o maior consumidor mundial de energia solar do mundo.

“Um dos temas de maior destaque no pavilhão da China é a questão da energia solar. Essa é apenas uma das fontes de energia limpa que contribui não só para o desenvolvimento sustentável do país, mas também para preservação do meio ambiente. O que chama a atenção é que no Brasil, infelizmente, nos últimos 40 anos, apenas 5% da nossa energia foi substituída por uma energia limpa.”, destacou Ruy.

O parlamentar reforçou que é preciso mudar essa realidade com maior velocidade e criar ações que incentivem o poder público e a iniciativa privada a aderirem projetos dessa natureza.

“O nosso mandato tem buscado dar exemplo de como contribuir para todo esse processo, como fizemos na Fazenda da Esperança, em Guarabira. Lá nós contribuímos com a instalação de equipamentos para implantação de uma usina fotovoltaica. Essa iniciativa está ajudando a zerar os custos com a energia de duas unidades da instituição, isso sem contar com a questão da energia limpa e também com a ação de reabilitação de dependentes químicos. Em resumo, é preciso garantir que as fontes de energia limpa sejam mais baratas, de fácil acesso e possam garantir a produção de forma sustentável”, finalizou.

De acordo com a revista Nature Energy, desde 2017, a China é apontada como o maior consumidor mundial de energia solar fotovoltaica. Além disso, os chineses contam com mais de 400 empresas de energia solar em operação. Segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável, dos 12,7 milhões de empregos mundiais no setor de energia renovável, cerca de dois terços estão na Ásia e somente a China representa 42% do total global.

PB AGORA


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários