Tovar diz que PSDB precisa se reestruturar para reconquistar força política na Paraíba e aposta em retorno de Romero à sigla

 

Sem conseguir eleger nenhum deputado federal, e com apenas três deputados estaduais eleitos no último dia 30 de outubro, o PSDB vive um momento crítico na Paraíba. O “ninho” tucano terminou esvaziado nas eleições deste ano, mesmo com o deputado federal Pedro Cunha Lima tendo obtido mais de 1 milhão de votos na disputa para o Governo do Estado e tendo se firmado como a principal líder da oposição no Estado.

Diante deste cenário, o deputado estadual reeleito nas eleições 2022 Tovar Correia Lima, admitiu que o partido precisa se reestruturar “paroquialmente”, para retomar o lugar de destaque no cenário da política paraibana.

Em entrevista a TV Itararé, Tovar que obteve 23.577 votos no pleito e conseguiu a terceira vaga do partido na Assembleia Legislativa, desbancando o colega Manoel Ludgério que deixará a casa ao fim deste mandato, afirmou que o PSDB precisa ampliar as discussões com as novas lideranças que surgiram nas eleições do último dia 30 de outubro, o que passa pela reestruturação da legenda no estado.

Para Tovar o insucesso do PSDB na Paraíba é reflexo de uma crise nacional que começou quando o partido lançou nas prévias, a pré-candidatura de João Dória a Presidência da República, mas o projeto fracassou.

“Diante do cenário todo formado após as últimas eleições, eu diria que o PSDB recomeça com novas lideranças. Na mensagem que eu mandei para o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e para a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lira, e o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, eu disse para que gente precisava remodelar o partido e entrar numa pauta nacional com partido novo” observou.

Conforme antecipou Tovar, a perspectiva é que os deputados eleitos, Ruy Carneiro e Romero Rodrigues, retornem em breve para o “ninho tucano”.

Questionando se mediante esse pensamento o candidato do seu grupo ao governo, Pedro Cunha Lima, não teria pecado por ter optado pela neutralidade no que diz respeito à disputa presidencial no segundo turno, Tovar respondeu que não enxerga assim. Para ele, Pedro acertou ao priorizar a pauta na Paraíba nas eleições e não “tentar pegar carona” nos bons ventos que sopravam das candidaturas nacionais, como foi o caso do presidente eleito Lula que foi o mais votado nos dois turnos na Paraíba.

“Não vejo como erro essa decisão de Pedro” disse Tovar, que votou em Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais.

Além de Tovar, o PSDB elegeu nas eleições deste ano, o deputado Fábio Ramalho, ex-prefeito de Lagoa Seca, e Camila Toscano que conseguiu a sua reeleição.

SL

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários