Advogada Kiu é nomeada para compor o TRE-PB no cargo de juíza eleitoral

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou, nesta terça (20), a advogada Maria Cristina Paiva Santiago (Kiu) para vaga de juíza eleitoral, categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. 

No mês de março deste ano, durante sessão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), os desembargadores, escolheram a lista tríplice para a indicação de membro titular, na categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A vaga foi aberta pelo fim do biênio do juiz Arthur Fialho, que se encerrou em outubro deste ano.

Na ocasião, 17 nomes de advogados estiveram na disputa para formação da lista tríplice. A advogada Kiu obteve 14 votos e integrou a lista tríplice juntamente com os advogados Felipe Souto (14 votos) e Hermano Gadelha de Sá (11 votos).


Após 37 anos a vaga titular de jurista do TRE/PB voltará a ser ocupada por uma mulher advogada. Antes de Kiu, Maria do Livramento Bezerra ocupou a vaga titular, categoria jurista, de 22/11/1983 a 22/11/1985.

Maria Cristina Paiva Santiago é advogada desde 1992, Professora do Centro Universitário de João Pessoa, Doutora em Direito Civil. É filha do já falecido procurador do Estado Sindulfo Santiago e da professora Maria das Graças Paiva Santiago. Tem dois filhos: Maria Thereza e Matheus.

Além de ter ocupado a presidência do IBDFAM na Paraíba, em 2021, Kiu representou o ineditismo de ser a primeira mulher a disputar a eleição da OAB Paraíba nos 90 anos de história da entidade. Na ocasião, Kiu e apoiadores fizeram uma campanha pautada pela defesa das instituições democráticas, valorização da advocacia e contra a influência de partidos políticos na entidade.

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários