Asteroide é esperado para passar rente à América do Sul com a menor distância já registrada da Terra

 


Um asteroide do tamanho de um ônibus está previsto para passar rente à ponta sul da América do Sul às 21h17 (no horário de Brasília) desta quinta-feira. Segundo o The Virtual Telescope Project, a expectativa é que esta rocha espacial resulte no quarto registro de menor distância com a Terra, com exceção dos cinco asteroides descobertos pouco antes do impacto. Espera-se que esse asteroide, avistado pela primeira vez no sábado, se aproxime em 3,5 mil quilômetros acima da superfície do planeta, ou seja, que fique 10 vezes mais perto da Terra do que os satélites de comunicação que a circundam. Não há risco de impacto, de acordo com a Nasa.

Com dimensões de 3,8 por 8,4 metros, mesmo que o corpo rochoso fosse capaz de atingir a Terra, não seriam esperados estragos. O mais provável de acontecer caso a rocha entrasse em contato com o planeta seria ela se transformar numa bola de fogo que se desintegraria na atmosfera, e então alguns dos detritos maiores potencialmente cairiam como pequenos meteoritos.

Asteroide 2023 BU previsto para passar a cerca de 3,5 mil quilômetros de distância da superfície da Terra na noite de 26 de janeiro de 2023 The Virtual Telescope Project

O The Virtual Telescope Project informou ainda que a rocha em questão foi descoberta pelo astrônomo amador Gennady Borisov e recebeu o nome de asteroide 2023 BU. Uma imagem sua foi registrada remotamente com uma unidade robótica numa única exposição de 300 segundos. O telescópio rastreou seu movimento aparente, deixando as estrelas parecem longas trilhas, enquanto o asteroide é um ponto nítido de luz. Quando a foto foi tirada, o asteroide 2023 BU estava a cerca de 580 mil quilômetros da Terra e se aproximava.

Interessados em observar a passagem do asteroide podem fazê-lo por meio de uma transmissão ao vivo no canal de YouTube do The Virtual Telescope Project a partir das 21h15 desta quinta-feira.

Segundo as estimativas da Nasa, o asteroide deve mudar sua trajetória por influência da gravidade da Terra. Em vez de circular o sol a cada 359 dias, ele deve se mover para uma órbita oval com duração de 425 dias.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários