Campeonato Paraibano começa neste sábado com “maiorais” em campo e homenagem a Pelé

 

A bola vai começar a rolar. E agora é para valer. Dez equipes e um sonho. Em disputa, estará a taça da mais importante competição esportiva paraibana. A edição 2023 do Campeonato Paraibano começa neste sábado com dois jogos e presença em campo do atual campeão Campinense, e de seu maior rival, Treze.

O Campinense larga diante da Queimadense, às 16h, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Por sua vez, o Treze enfrenta o São Paulo Crystal às 19h30, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Em busca do tri, a Raposa passou por uma grande reformulação para a temporada 2023, após a queda para a Série D no ano passado. Classificado para a fase de grupos da Copa do Nordeste, que ainda está em sua fase preliminar, a primeira aparição oficial do Rubro-Negro neste ano será mesmo no Paraibano, neste sábado.

Além de buscar iniciar o torneio com o pé direito na busca pelo 23º título estadual de sua história, a Raposa buscará quebrar o pequeno tabu de jamais ter vencido o Carcará do Agreste em partidas de estreia do estadual. O treinador Flávio Araújo foi mantido para a temporada e é o responsável por recolocar o clube nos caminhos das glórias.

Já a Queimadense estreia no torneio, marcando o seu retorno para a elite do futebol paraibano. O Carcará foi vice-campeão estadual da 2ª divisão no ano passado e agora está de volta à elite do futebol paraibano.

Treze – Em outro duelo, Treze e São Paulo Crystal fazem as suas estreias no Estádio Almeidão, às 19h30, pela primeira rodada da competição estadual. O jogo será no Almeidão, apesar de o mando de campo ser do Alvinegro de Campina Grande, porque o clube cumpre punição imposta pelo STJD.

O Treze que busca o título para reconquistar o calendário no segundo semestre, fez uma forte preparação no mês de dezembro visando a disputa do Campeonato Paraibano — única competição no calendário da equipe para 2023. Nas duas últimas semanas do ano, o Galo da Borborema fez dois amistosos, contra Focus Academy e Queimadense, e venceu apenas o primeiro, por 2 a 0. Agora, a meta do time de Campina Grande é chegar pelo menos até as semifinais do Paraibano e garantir novas disputas em 2024.

Homenagem – A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) confirmou que a rodada de estreia do Campeonato Paraibano Betino 2023 terá uma homenagem a Pelé. Ao entrarem no gramado para o início do jogo, jogadores de Queimadense e Campinense e a comissão de arbitragem conduzirão uma faixa homenageando o Rei.

O Campeonato Paraibano conta com 10 clubes, dois deles que ascenderam da segunda divisão, a Queidamense e Serra Branca, que debutará na competição.

De acordo com o regulamento, todos os times se enfrentam na competição, que terá a final prevista para 9 de abril. Serão 45 jogos em nove rodadas na fase de grupos, sendo quatro nas semifinais e dois na final. O estadual terá 51 partidas ao todo em pouco mais de três meses de disputa.

Conforme o formato de disputa, na primeira fase, os 10 times se enfrentarão no sistema de todos contra todos, em turno único; ou seja, cada confronto acontecerá apenas uma vez na fase classificatória, sem jogo de volta.
Dessas 10 equipes, as duas últimas colocadas ao fim de nove rodadas estarão rebaixadas para a 2ª divisao de 2024, e as quatro primeiras colocadas avançaram para as semifinais.

As semifinais serão disputadas em cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º e 3º), em jogos de ida e volta, com o melhor colocado da primeira fase tendo o direito de fazer o jogo da volta como mandante. Os vencedores das semifinais, obviamente, se enfrentarão na decisão, também em duas partidas.
Clássicos – Com a volta do formato no qual todos os times se enfrentam na primeira fase, o Campeonato Paraibano terá os seus três principais clássicos — Treze x Campinense, Botafogo x Campinense, Treze x Botafogo — garantidos.

Cada rodada do Campeonato Paraibano de 2023 terá cinco jogos. Mas, a pedido dos clubes, dois jogos da primeira rodada — Sousa x Auto Esporte-PB e Nacional de Patos x CSP — e um da segunda — CSP x Serra Branca — foram adiados e seguem sem novas datas marcadas.O jogo entre Serra Branca x Botafogo-PB também foi adiado por conta da classificação do Belo na Pré-Copa do Nordeste.

SL
PB Agora

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários