Especialistas alertam para cuidados com a clonagem de cartão de crédito por aproximação, nas festas do carnaval

 

Um novo golpe na praça que pode tirar o sono de muita gente e até estragar a festa de carnaval é a clonagem de cartão de crédito e débito. O crime acontece quando o cliente vai finalizar a compra e pagar pelo produto, ao aproximar o item na maquineta, ela dá o aviso de que a transação foi bloqueada. Isso obriga o cliente a inserir o cartão de crédito e digitar a senha e é nesse momento que os dados são copiados e, em seguida, clonados. Com o carnaval chegando e o comércio de rua sendo uma das principais opções dos foliões, é necessário entender como isso acontece e como se prevenir.  

Para evitar ser vítima do golpe de clonagem de cartão de crédito, existem alguns cuidados que devem ser tomados, segundo Washington Barbosa, especialista em segurança da informação e docente do curso de Tecnologia da Faculdade FPB. “É recomendável comprar em lugares cuja maquineta seja conhecida, ou seja, estabelecimentos que a pessoa seja cliente e onde possui confiabilidade. É importante nunca emprestar o cartão para terceiros, principalmente se forem desconhecidos. E nunca usar o pagamento por aproximação em maquinetas de lojistas desconhecidos”, comenta.  

Em casos de erros apresentados pelas maquinetas, é preciso ficar atento ao passar o cartão de crédito. Caso isso ocorra, o cliente pode entrar em contato com a operadora do próprio cartão através do SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente.   

“As pessoas devem ficar sempre atentas com essa questão. A clonagem acontece ao cartão ser inserido na maquineta e o usuário digitar a senha, isso faz com que as pessoas tenham acesso aos dados e tenha a facilidade de clonar. Por isso, a melhor maneira de evitar essa dor de cabeça é ter cuidado no momento do pagamento. Nesse período de carnaval, pode ser que essa prática aconteça muito por causa das comidas, bebidas, artigos que são vendidos nas ruas sem fiscalização”, alerta.  


CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários