Protetor solar, tênis e roupas leves: dermatologista dá dicas de cuidados com a pele no carnaval

 

Diferente do São João, que acontece durante o inverno brasileiro, é no verão que a população vai às ruas para curtir o Carnaval. No período de altas temperaturas, é preciso tomar cuidados com o corpo para evitar desidratação e outros sintomas que podem ocorrer nesse período de dias mais longos.

O dermatologista do Hapvida Notre Dame Intermédica, Diogo Pazzini, ressalta que, apesar de parecer algo óbvio, beber água é um dos principais cuidados que as pessoas precisam manter, já que as altas temperaturas e a transpiração excessiva podem ocasionar a desidratação.

Outro cuidado é com os produtos escolhidos para o cabelo. O especialista reforça que spray, glitter, tinturas, pomadas ou qualquer outro item só deve ser usado caso tenha a regulamentação dos órgãos responsáveis pela fiscalização, como a Anvisa.

Para as roupas, o médico orienta por trajes leves e confortáveis e desaconselha a escolha de tecidos sintéticos. Isso porque os sintéticos não absorvem bem a transpiração e podem causar irritação em peles mais sensíveis. Nos pés, calçados confortáveis e fechados são as melhores escolhas, sendo o tênis uma ótima opção. “Um sapato fechado evita ferimentos, cortes e bolhas, que podem causar dores e até infecções”, pontua.

A proteção solar é outra recomendação indispensável. “Quem for ficar ao ar livre, deve usar a proteção com FPS de pelo menos 30 e reaplicar de duas em duas horas”, disse o médico.

Diogo Pazzini ainda faz o alerta para as Infecções Sexualmente Transmissíveis e ressalta a importância do uso do preservativo. Ele lembra que doenças como HIV, hepatite e sífilis podem ser evitadas com o uso da proteção sexual.

PB Agora

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários