Adolescente é atacada por tubarão em Pernambuco; é o segundo caso em dois dias


 Uma adolescente de 14 anos foi atacada por um tubarão nesta segunda (6), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A vítima foi levada para o Hospital da Restauração (HR), na área central da capital. No domingo (5), um adolescente da mesma idade também foi vítima de tubarão na mesma praia, e teve a perna amputada.

Segundo o HR, uma equipe médica recebeu a vítima às 13h20. Ela foi retirada da praia de helicóptero. A Polícia Militar identificou a vítima como Kaylane Timóteo Freitas, 14 anos.

A praia de Piedade é uma área restrita para banho desde 2021, pela frequência de ataques do tipo. Este é o terceiro ataque no litoral de Pernambuco desde 20 de fevereiro, quando um surfista foi mordido na praia Del Chifre, em Olinda.

O caso desta segunda aconteceu nas proximidades do edifício Vila Alda, em Piedade. Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram a vítima na areia, coberta com uma toalha. Nos vídeos também é possível observar ela sendo levada pelos bombeiros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disse que a mulher apresentava lesão no braço, esquerdo, barriga e perna. A vítima foi encaminhada para cirurgia.

A psicóloga Andréa Caribé mora em um edifício em frente ao local onde o acidente aconteceu. Segundo ela, a maré estava cheia quando começou a movimentação para socorrer a vítima.

"Era uma mulher. Quando eu vi, já estava coberta por um pano e sendo levada [pelos socorristas]. E aqui é um lugar bem distante da Igrejinha", disse.

Andréa conta que, mesmo depois do ataque, alguns banhistas continuaram na água. "Eles [os guarda-vidas] estão tirando as pessoas a pulso", diz.

A Igrejinha de Piedade fica na área onde um adolescente de 14 anos sofreu um ataque de tubarão na manhã de domingo (5). O jovem, que foi mordido na coxa direita, está internado no Hospital da Restauração e teve a perna amputada nesta segunda (6).

Histórico de ataques

Antes do caso de domingo, o último registro de mordida de tubarão em Pernambuco foi feito há menos de 15 dias, quando um surfista foi atacado por tubarão em Olinda, também no Grande Recife.

Antes disso, um turista de Rondônia teve o pé ferido por um tubarão em Fernando de Noronha, em abril de 2022. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha e teve a perna amputada.

Em 2021, duas pessoas foram mordidas por tubarão em Jaboatão dos Guararapes. Uma morreu e outra ficou ferida. A área da igrejinha foi interditada.

Com o ataque deste domingo (5), sobe para 76 o número ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 66 no continente, e outras dez, em Fernando de Noronha. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários