Dia D de multivacinação acontece na Paraíba hoje e João Pessoa disponibiliza vacinas em 90 locais

 


A cidade de João Pessoa realiza, neste sábado (4), o ‘Dia D’ de multivacinação. Com essa mobilização de saúde, a população poderá atualizar o cartão de vacina com todos os imunizantes disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização, incluindo os da Covid-19. Das 8h às 22h, serão cerca de 90 pontos de vacinação espalhados pela cidade, disponíveis para atender idosos, adultos e crianças.

Estarão disponíveis as vacinas contra Covid-19, com aplicação de todas as doses (D1, D2, D3 e D4), respeitando o intervalo do esquema vacinal e as especificidades de cada grupo, além da imunização com a Pfizer bivalente para idosos acima de 70 anos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos. Durante as 14 horas de mobilização serão realizadas também a atualização do cartão de vacinação com a administração dos imunizantes que fazem parte do calendário de rotina.

Neste ‘Dia D’, a população pode se dirigir às unidades de saúde da família ou Centro Municipal de Imunização, das 8h às 12h. Nas policlínicas municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e Praias), o atendimento acontecerá das 13h às 16h. Além disso, também estarão funcionando o ponto no Mangabeira Shopping, das 13h às 22h, e no Santuário Mãe Rainha, das 13h às 20h – este último com vacinação exclusiva Covid-19. 

Para este sábado (4) não é necessário realizar agendamento. Após o ‘Dia D’, a imunização de crianças de seis meses até dois anos de idade com comorbidade retorna à estratégia de vacinação em domicílio por meio de agendamento. 

Públicos e doses

As crianças de seis meses até dois anos de idade vão receber a primeira dose da vacina Pfizer baby. As crianças a partir de 3 anos, que já tomaram as primeiras e segundas doses, estão aptas a tomar a primeira dose de reforço (D3). Já a quarta dose é voltada ao público 30+ que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias, imunossuprimidos (28 dias) e aos trabalhadores de saúde (120 dias).

O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Documentos necessários

Os responsáveis pelas crianças a partir de seis meses devem apresentar documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa. Crianças com comorbidade ou alguma deficiência deverão apresentar laudo ou declaração médica que comprove a doença. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Já para a D2, D3 e D4 é obrigatório apresentar o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e laudo médico para imunossuprimidos.

Pessoas imunocomprometidas

 Fazem parte desse grupo pessoas transplantadas, de órgão sólido ou medula óssea; pessoas com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticóide por mais de 14 dias; que fazem uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levem a imunossupressão; com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); com doenças renais crônicas, em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e com neoplasias hematológica. Para esses casos, é necessário apresentar comprovação documental ou declaração médica para serem vacinadas com a Pfizer bivalente.

Postos de vacinação em João Pessoa neste sábado (4) – Dia D:

  • Mangabeira Shopping (drive e pedestres) - Horário: 13h às 22h 


– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina; 
– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
  • Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru e Praias) - Horário: 8h às 12h 


– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina; 
– Pfizer bivalente para Idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
  • Centro Municipal de Imunização - Horário: 8h às 12h 


– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina; 
– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
  • Santuário Mãe Rainha - Horário: 13h às 20h 


– APENAS vacinação contra Covid-19 para adultos e crianças a partir de seis meses;
– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
  • Unidades de Saúde da Família* - Horário: 8h às 12h 


– Vacinas contra Covid-19 e atualização do cartão de vacina; 
– Pfizer bivalente para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas 12+
  • USFs que NÃO ABRIRÃO neste Dia D:


Distrito 1: USF Jardim Planalto I e II e USF Cruz das Armas IV;
Distrito 2:  USF Colinas do Sul II; USF Integrando Vidas;
Distrito 3: USF Quatro Estações; USF Nova União; USF Valentina Integrada
Distrito 4: USF Alto do Céu II e USF Cordão Encarnado I; A equipe da USF Róger III estará atendendo no salão da Igreja Santa Terezinha, na Rua Elísio de Sousa. 
Distrito 5: USF Padre Hildon/ Brasília de Palha.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários