Lula demarca seis terras indígenas e libera R$12,3 milhões para Funai

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina nesta sexta-feira a demarcação de seis terras indígenas, localizadas em seis estados brasileiros, e liberou R$ 12,3 milhões para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O dinheiro será usado para a aquisição de insumos, ferramentas e equipamentos às casas de farinha — local onde se transforma a mandioca em farinha — para recuperar a capacidade produtiva das comunidades indígenas Yanomami.

Os anúncios serão feitos durante visita ao Acampamento Terra Livre, em Brasília, na manhã desta sexta. O evento, que ocorre desde de 2004, mobiliza anualmente centenas de povos indígenas até a capital federal pela luta dos direitos. Lula estará acompanhado pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Ano passado, às vésperas de oficializar a sua candidatura ao Palácio do Planalto, Lula visitou o acampamento e falou que criaria o ministério voltado para as questões indígenas caso fosse eleito. A demarcação de terras indígenas — paradas desde 2018 — também foi uma das principais promessas de campanha de Lula. A gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro não demarcou nenhuma terra indígena.

Ainda durante a transição, a equipe montada pelo presidente eleito listou 13 territórios que estavam prontos para a demarcação, dependendo apenas de um decreto para finalizar o processo de proteção territorial. Havia, inclusive, a expectativa de que isso fosse feito durante os cem primeiros dias de gestão, o que não ocorreu.

As terras indígenas demarcadas por Lula nesta sexta-feira são:

  • TI Arara do Rio Amônia (AC), com população de 434 pessoas e portaria declaratória do ano de 2009.
  • TI Kariri-Xocó (AL), com população de 2.300 pessoas e portaria declaratória do ano de 2006.
  • TI Rio dos Índios (RS), com população de 143 pessoas e portaria declaratória de 2004.
  • TI Tremembé da Barra do Mundaú (CE), com população de 580 pessoas e portaria declaratória do ano de 2015.
  • TI Uneiuxi (AM), com população de 249 pessoas e portaria declaratória do ano de 2006.
  • TI Avá-Canoeiro (GO), com população de nove pessoas e portaria declaratória do ano de 1996.

DECRETOS

Durante o evento de encerramento do acampamento, Lula assinou dois decretos para reciar o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e instituir o Comitê Gestor da Polícia Nacional de Gestão Territrial e Ambiental de Terras Idígenas (PNGATI).

O objetivo do comitê é promover e garantir a proteção, recuperação, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais nos territórios indígenas. O Conselho Nacional de Políticas Indigenistas, por sua vez, foi extinto em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na época, Bolsonaro acabou com ao menos 35 conselhos que faziam parte da Política Nacional de Participação Social, entre eles o de Política Indigenista.

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários