Prefeitura fiscaliza casos de adulteração de Botox em João Pessoa

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu novo alerta à população e aos profissionais de saúde acerca da identificação de novos casos de adulteração/falsificação do medicamento Botox® 100U (toxina botulínica A), lote C6835C3. Por causa disso, a Vigilância Sanitária de João Pessoa está nas ruas fazendo uma busca deste medicamento em clínicas médicas, odontológicas e de estética, voltadas à harmonização facial.

Na oportunidade, as equipes também estão verificando as condições sanitárias e se os estabelecimentos portam as licenças sanitárias rigorosamente dentro do prazo de validade. “A população deve estar atenta e de olhos bem abertos ao produto administrado, verificando a embalagem da toxina que está sendo aplicada, além de buscar estabelecimentos de procedência, bem como desconfiar de valores praticados abaixo do mercado. É importante também efetuar a verificação se o profissional está realmente apto a realizar o procedimento estético ofertado”, alertou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Lote original – A empresa detentora do registro do medicamento Botox, Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda., confirmou à Anvisa que o lote original C6835C3 tem o prazo de validade de 12/2023 e foi comercializado somente na Turquia, não tendo sido importado ao Brasil pelos meios oficiais. Desta forma, foi determinada a apreensão e a proibição de comercialização, distribuição e uso do lote C6835C3 do medicamento Botox® 100U (toxina botulínica A), por meio da Resolução-RE 796, de 9 de março de 2023.

MaisPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários