Profissionais da saúde de Lucena participam de capacitação voltada a atendimentos ao autismo.

 


Em alusão ao "Abril Azul" a Prefeitura de Lucena atraves da Secretaria de saúde promove cursos de capacitação para profissionais da saúde com atendimentos focados nas pessoas com  Transtorno do Espectro Autista ( TEA).

O curso ocorre no Centro de Capacitação em Gameleira  durante dois finais de semanas, o curso tem por objetivo qualificar enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos,psicopedagogas, agentes de saúde e endemias e recepcionistas para um melhor acolhimento em pacientes com traços ou diagnostico de autismo.

A palestra Ana Valquiria fundadora da Associação Brasileira de progressão do Autismo detalhou sobre atendimentos iniciais, comportamentos familiar e laudos médicos.

A diretora de saúde Maria Lima falou sobre a importância da capacitação" A secretaria de saúde é ciente da participação de todos os profissionais dos PSFs, Unidade Mista e SAMU no atendimento de crianças e adultos com TEA, há alterações nas comunicações sociais e a forma diferente de ver o mundo. Os profissionais de linha de frente prestam atendimento para uma melhor qualidade de vida e se adaptar ao mundo deles. Esta sexta-feira é uma palestra de introdução,amanhã Fonoaudiólogos e psicológos da area vão estar aqui ministrando sobre atuação no atendimento."

O TEA é extremamente complexo, e caracteriza-se pela dificuldade na interação social e na comunicação, associadas á padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Além disso, a pessoa com TEA  também pode apresentar desordens sensoriais( baixa ou alta reatividade aos estímulos sensoriais)











Assessoria PML


Postar um comentário

0 Comentários