Apenas 6,63% dos paraibanos estão vacinados com a bivalente que previne a nova variante da Covid-19


 Apenas 197.823 paraibanos tomaram a vacina bivalente que previne contra a Covid-19, inclusive contra a nova variante Arcturus, que já foi detectada em São Paulo. A meta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é imunizar 2.981.502 pessoas com 18 anos ou mais, no entanto, até esta quarta-feira (3), apenas 6,63% das doses foram aplicadas. Para avançar na imunização, serão realizados dois dias D de vacinação neste mês de maio. O primeiro será sábado (6) e o segundo, dia 20.

Estão sendo ofertadas as vacinas contra a Covid-19 para o público a partir dos seis meses de idade. O imunizante da Pfizer Bivalente foi ampliado e é ofertado para toda população acima dos 18 anos de idade.

Para tomar o imunizante da Pfizer Bivalente, é necessário que o usuário tenha recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes: a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.

Influenza

A mobilização pretende ampliar as coberturas vacinais também para a campanha de Influenza, já que somente 25,8% das pessoas que podem ser imunizadas, na Paraíba, já receberam a dose. A meta é que 1.522.325 de pessoas sejam vacinadas no estado, porém, até esta quarta-feira (3) somente 351.816 doses foram aplicadas.

No momento, o estado ocupa o 3º lugar no ranking nacional de vacinação contra influenza, com 25,8% de alcance, e o 2º lugar em comparação aos estados da região Nordeste. A mobilização também será voltada para a atualização da caderneta vacinal em relação aos imunobiológicos de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, o período é propício para a circulação do vírus da gripe. “Estamos em período sazonal e os vírus que causam doenças respiratórias estão circulando com maior intensidade. Infelizmente, duas crianças menores de 6 anos foram a óbito na Paraíba em decorrência da influenza. As ações de vacinação, nesse período de maior risco de adoecimento, objetivam facilitar o acesso às doses para garantir que a população esteja protegida contra a doença”, alertou.

O dia D de vacinação acontece nos 223 municípios paraibanos e vai abranger todas as vacinas contra a covid-19, as vacinas de rotina e a vacina contra influenza. A SES reforça que as doses estão disponíveis não apenas no Dias D de mobilização, mas também diariamente em todas as salas de vacina. 

Saiba quais são os grupos contemplados na campanha contra Influenza:

·        60 anos ou mais

·         Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

·         Trabalhadores da saúde

·         População privada de liberdade

·         Gestantes e puérperas

·         Forças de segurança e salvamento

·         Indígenas

·         Professores

·         Pessoas com comorbidade ou deficiência permanente

·         Caminhoneiros

·         Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano

·         Trabalhadores portuários

·         Funcionários do sistema de privação de liberdade

·         Adolescentes e jovens com privação de liberdade

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários