​Autoridades sanitárias da Paraíba entram em alerta e padronizam ações de monitoramento de mortes de aves silvestres no litoral

 

Depois que mais de 10 aves silvestres foram encontradas mortas só ontem (29) na orla de Cabedelo, representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa e  da Defesa Agropecuária do Estado (Sedap) do Estado, Girlene Alencar, se reuniram para definir ações em relação ao monitoramento das aves silvestres no litoral da Paraíba. 

Nesta terça-feira (30) os técnicos da Semam participam de uma reunião na Superintendência Federal de Agricultura, com representantes de órgãos ambientais das prefeituras das cidades do litoral, bem como outros órgãos de defesa sanitária e saúde.

O diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep), Sérgio Chaves, destacou que biólogos e veterinários da Semam já estão cientes dos procedimentos. “Nosso corpo técnico está em alerta, em sintonia com a Sedap, atentos para os procedimentos de monitoramento”.

Na reunião desta terça-feira serão passados diversos informes, com o objetivo de padronizar as ações de monitoramento de possíveis ocorrências de mortes de aves silvestres no litoral. 

A Sedap disponibilizou o telefone (83) 99317-2216 para que a população informe sobre a ocorrência de mortes de aves. A Paraíba é um estado isento de gripe aviária, mas é preciso manter os cuidados. 

A transmissão entre animais se dá pelas fezes, de ave para ave, mas quem encontrar aves mortas não deve tocar nos animais e informar imediatamente sobre a ocorrência no telefone da Sedap. Ainda como medidas de prevenção, estão suspensas feiras e exposições de aves.


CLICKPB


FALA\ PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários