Cerca de 9 mil professores da Paraíba vão às urnas para escolher diretoria do Sintep nesta quarta-feira


 A eleição para a escolha da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) será realizada nesta quarta-feira (24). Cerca de 9 mil professores escolherão seus representantes em uma votação que ocorre das 8h às 20h. Serão 49 urnas espalhadas em sedes do sindicato e escolas do estado para que a categoria possa participar do pleito, conforme apurou o ClickPB.

De acordo com Felipe Baunilha, integrante da diretoria do Sintep, duas chapas estão concorrendo este ano para a formação do Conselho Diretor que passará a coordenar a entidade. A Chapa 1 concorre com 67 integrantes, já a Chapa 2, com 55. Como a direção é formada por um conselho, não há cargos de presidente e vice, apenas de coordenadores.

Para Felipe, é importante que os professores escolham seus representantes por meio do sindicato para que as reivindicações da categoria possam ser formalizadas junto ao Governo do Estado e também à Justiça. Segundo ele, algumas vitórias já são contabilizadas nos últimos anos, resultado de um trabalho feito pelo Sintep junto aos professores.

“Reforço a vitória do reajuste do pagamento dos salários acima do piso. Hoje recebemos 7% acima do piso. Recentemente, outra vitória foi conquistada e anunciada pelo governador [João Azevêdo] que vai reajustar em 80% os salários dos professores prestadores de serviços. Tudo fruto de ações ingressadas pelo Sintep”, explicou Felipe Baunilha.

Ele acrescentou que algumas ações ainda precisam ser realizadas e destacou a regularização da carga horária dos professores que atuam nas escolas de tempo integral, além do pagamento integral do salário durante as férias dos profissionais.

“Atualmente isso não é feito e, se conseguirmos, os professores vão receber entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil a mais nas férias. A carga horária de um professor é de 30 horas semanais e os que estão nas escolas integrais têm um aumento de 12 horas nessa carga. Nossa luta é para que eles possam escolher se querem dar as 12 horas a mais ou se querem ficar apenas com as 30 horas”, ressaltou.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários