'Conselhão' da UFPB marca reunião para discutir pedido de destituição de Valdiney Gouveia da reitoria


  O 'Conselhão' da Universidadade Estadual da Paraíba (UFPB), marcou para esta terça-feira (16), uma reunião para discutir o pedido de destituição do cargo do reitor Valdiney Gouveia, e da vice-reitora, Liana Filgueira, após denúncias feitas pelo Comitê Pela Autonomia e Contra a Intervenção na UFPB . A discussão vai acontecer das 09h às 17h, no auditório da Reitoria.

De acordo com o documento obtido pelo ClickPB, será apresentado um dossiê com denúncias até mesmo contra os próprios Conselhos Superiores, que caracterizam a intervenção do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro na nomeação de Valdiney Golveia como reitor da UFPB.

Durante entrevista ao programa ao Arapuan Verdade, na rádio Arapuan FM, o reitor Valdiney Gouveia disse que está tranquilo em relação ao pedido de destituição do cargo e às denúncias que serão tratadas na reunião. "O que a gente faz é trabalhar em nome da universidade. Sempre tratando todo mundo com muito respeito, dentro da legalidade, sem favorecimentos", declarou. 

Conforme apurou o ClickPB, o Dossiê apresenta cinco tópicos: repressão e a censura no ambiente acadêmico; o ataque a entidades representativas e movimentos democráticos; o descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores; a gestão da universidade subordinada ao alinhamento ideológico à extrema-direita; a usurpação e esvaziamento das atribuições e competências dos Conselhos Superiores da Instituição.

O “Conselhão” é formado por três conselhos superiores em que o Diretório Central de Estudantes possui cadeiras. São eles: Conselho Universitário; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; e o Conselho Curador.

Desde que assumiram a Reitoria da UFPB, em novembro de 2020, que o reitor Valdiney Gouveia e a vice, Liana Filgueira, são alvos de protestos pelos estudantes da universidade. Mesmo ficando em terceiro lugar na eleição realizada pela comunidade acadêmica, eles tomaram posse após serem nomeados pelo então presidente Jair Bolsonaro.  

Confira o dossiê completo

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários