Deputados condenam ‘campanha’ de empresas contra projeto de Lei das Fake News


 Deputados federais foram às redes sociais para lamentar o que eles estão classificando de ofensiva das empresas de tecnologia contra o Projeto de Lei das Fakes News (PL 2630/20). Entre os que denunciaram a retirada de conteúdo favorável a proposta está o paraibano Gervásio Maia (PSB). A votação da proposta será discutida hoje pelos líderes partidários.

O parlamentar classificou de desonesta a ação de algumas empresas que teriam patrocinado conteúdo contestando o projeto. “O Google está fazendo campanha desonesta para tentar interferir na votação do #PL2630. O projeto quer salvar seu filho das plataformas que permitem mutilação, incitação ao suicídio, ataques a escolas e exploração sexual. Essa é a verdade!”, disparou nas redes sociais conforme apurou o ClickPB.

O relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), chamou a ação de “sórdida e desesperada” para impedir a votação do texto. “Vamos à luta vencer a batalha contra a mentira e o jogo sujo das big techs!”, disse o deputado em sua conta no Twitter.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que vai pedir que a Secretaria Nacional do Consumidor investigue a conduta do Google e do Twitter por supostas “práticas abusivas”.

A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) também foi às redes sociais denunciar a ação das empresas de tecnologia. “O Google alterou a página inicial para atuar contra o PL 2630, de combate à desinformação e regulação das big techs. Jogo baixo de quem lucra muito e não quer se responsabilizar pelo que circula em suas plataformas, inclusive conteúdos de ódio e violência”, afirmou.

O líder do governo da Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), defendeu a aprovação do projeto e destacou a denúncia contra as empresas de tecnologia que deverá ser formalizada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pelo líder no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). “Aprovar o PL 2630 é proteger as famílias contra ataques na internet”, disse Guimarães na sua conta no Twitter.

CLOICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários