Escritor Henry Krutzen lança obra “Sobre Trauma: Psicanálise e Transversalidade” em João Pessoa


 O psicólogo e psicanalista Henry Krutzen lançará mais um livro da sua trajetória como escritor. O lançamento acontecerá na Clínica Casa da Árvore, Miramar, em João Pessoa, quinta-feira (18). O início do evento está marcado para às 19h.

O escritor belga é membro da International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy. Ele é diplomado em Psicologia e Ciências da Educação pela Université Catholique de Louvain (Bélgica|). Estudou também  na Université Catholique de Louvain (UCL). Trabalhou em consultório e em instituições públicas de sáude mental da Bélgica durante mais de 20 anos. Membro da associação belga “Le Questionnement Psychanalytique”. Membro da IARPP (International Association for Relational Psychoanalysis and psychotherapy). Autor dos livros “Index référentiel du séminaire de Jacques Lacan, 1952-1980” (Anthropos), “Estudos de psicanálise relacional” (Zagodoni) e “Para uma nova definição do espaço clínico” (Zagodoni). Radicado no Brasil desde 2001.

Em seu país de origem, atuou como profissional da saúde mental, em várias instituições. Desde 2006, reside em João Pessoa, onde trabalha com psicanalise.

Nessa obra o autor relata que cada vez mais, pacientes traumatizados chegam nos consultórios psicanalíticos. Essa situação nos coloca diante de uma necessidade de revisão de conceitos e da nossa metapsicologia para poder conseguir atendimentos – não infinitos – desses pacientes em estado de grande sofrimento.

O livro propõe dois eixos centrais para poder redefinir a abordagem dessas questões: de um lado, a referência à psicanálise relacional como foco central do tratamento, e, do outro lado, a necessidade de uma postura transdisciplinar de troca com as áreas afins de saberes (neurociência, psicologia do desenvolvimento, ecologia política, entre outras), como condição imprescindível de adequação da psicanálise à clínica atual.

Henry Krutzen apresenta a dimensão social da psicanálise, após anos de confinamento no âmbito dos consultórios, há uma necessidade de compartilhamento com outras  pessoas sobre  o conhecimento e saberes  adquiridos na sua atuação como profissional da área. 

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários