João Pessoa é a 1ª capital do Nordeste e 3ª do Brasil no ranking de vacinação contra Influenza

 

João Pessoa está em 1º lugar no ranking entre as capitais do Nordeste, com 36,66% de doses de vacina contra Influenza aplicadas na população, e 3º lugar entre as capitais do Brasil, atrás apenas de Manaus (53,71%) e Goiânia (39,18%). O resultado é fruto do trabalho realizado pela Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde o dia 10 de abril, quando começou a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que reforça o chamamento da população de forma intensiva para que haja uma adesão significativa.

“Seguimos reforçando o chamamento, convocando a população diariamente, principalmente por meio da informação, com ações de busca ativa, que além da criação e ampliação de pontos móveis, tem executado mobilização nas comunidades, com colocação de vans itinerantes e chegando até as escolas com ação de vacinação e atualização da caderneta”, esclareceu Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Na última segunda-feira (15), a vacinação foi ampliada para toda população acima de seis meses de idade, com o objetivo de expandir a cobertura vacinal antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. “As pessoas que fazem parte do grupo de risco, principalmente, devem procurar um serviço de referência para vacinação e garantir a proteção, com intuito de evitar possíveis agravamentos, caso haja contato com o vírus”, completou o coordenador.

Embora as pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Portanto, todos os esforços deverão ser continuados para vacinar esses grupos prioritários.

Dados – De acordo com o Sistema de Informação de Síndromes Gripais e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (e-SUS Notifica), em João Pessoa, somente de janeiro a março deste ano, foram registrados 18.470 casos de síndromes gripais não especificada. Segundo o Sistema de informação sobre mortalidade, entre 2020 a 2023, foram 117 casos de Influenza (A e B), com 74 óbitos. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 03 óbitos, sendo dois adultos e um infantil.

Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Contraindicação – A vacina contra gripe utilizada nas campanhas do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal deve ser evitada por quem tem alergia grave ao ovo de galinha e adiada a administração da dose para quem apresenta quadro febril agudo.

Vacinação contra Influenza:
(Para toda a população a partir dos seis meses de idade)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
(Policlínica de Mangabeira funciona das 7h às 11h e das 13h às 16h)
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h
Crianças e adultos – acesso para pedestres
Apenas adultos – acesso pelo drive-thru

 

Secom-JP


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários