Jornalista Chico José morre aos 69 anos, em Campina Grande; Fenaj emite Nota de Pesar

 


Faleceu na tarde desta quinta-feira (25) o  jornalista campinense Francisco José Ferreira, 69 – o Chico José. O jornalista estava internado na Clínica Santa Clara, no bairro da Prata, em Campina Grande.

Foto: Acervo pessoal

De acordo com familiares, Chico José teria sofrido uma queda dentro de sua casa no domingo (21), mas não teria procurado atendimento médico.

Nesta terça-feira (23), o jornalista foi hospitalizado após ser encontrado em casa desacordado em sua residência.

Chico José era natural da cidade do Crato, no Ceará, e radicado em Campina Grande. Foi repórter nos jornais A União, Diário da Borborema, Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba; além da Rádio Correio e Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Confira na íntegra Nota de Pesar emita pela Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba:

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

Nota de Pesar

É com profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba recebe a triste notícia do falecimento do estimado jornalista Francisco José Ferreira, mais conhecido como Chico José. Neste momento de dor e consternação, prestamos nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas de profissão.

Chico José, nascido na cidade de Crato, Ceará, mas atuante na imprensa paraibana há mais de quatro décadas, deixou um legado inegável no jornalismo do estado. Sua trajetória profissional foi marcada por sua dedicação incansável, ética exemplar e compromisso com a busca da verdade.

Durante sua notável carreira, Chico José colaborou com veículos de comunicação emblemáticos da Paraíba, como o Jornal da Paraíba, Diário da Borborema e Correio da Paraíba. Seu talento e expertise contribuíram para a construção de um jornalismo responsável, que primava pela apuração precisa e pela transmissão de informações de credibilidade.

Além de sua atuação na imprensa escrita, Chico José também participou de programas de rádio, enriquecendo o debate público com sua análise perspicaz e argumentação embasada. Sua seriedade e preocupação com a qualidade do jornalismo eram evidentes em cada palavra que proferia.

Perdemos não apenas um grande profissional, mas também um ser humano admirável, que conquistou o respeito de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. Seu comprometimento em defender os princípios da imprensa livre e sua incansável luta pela valorização da profissão serão sempre lembrados.

Neste momento de tristeza, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba, que se orgulha de ter tido a presença de Chico como vice-presidente e também em sua diretoria, se solidariza com todos aqueles que sentem a partida de Chico José. Que seu legado inspire as futuras gerações de jornalistas, e que seu exemplo nos lembre da importância do bom jornalismo na construção de uma sociedade justa e fraterna.

Descanse em paz, Chico José.

A DIRETORIA

Confira também nota emitida pela Associação Campinense de Imprensa (ACI):

NOTA DE FALECIMENTO

Francisco José Ferreira (Chico José)

A Imprensa campinense está de luto. Com consternação e pesar, recebemos a triste notícia do falecimento do jornalista, radialista, professor universitário e nosso amigo Francisco José Ferreira (Chico José), que nos deixou na tarde deste dia 25 de maio de 2023.

Natural do Crato-CE, muito jovem veio para Campina Grande e há cerca de 45 anos militava na imprensa.

Chico passou por todas as redações dos jornais impressos da cidade: JP, DB e Correio da Paraíba. Foi também professor da UEPB e assessor da CDL.

Isenção, responsabilidade e apuro com os princípios do bom jornalismo eram marcas registradas da sua profícua trajetória profissional.

Sua capacidade analítica e seriedade no trato, no apuro da informação, eram características marcantes não só do grande profissional que foi, mas da pessoa humana preocupada em levar informação séria e de qualidade.

Seu legado de trabalho, certamente, será lembrado ainda por muitos e merece o nosso respeito, apreço e admiração.

Em nome de toda diretoria da Associação Campinense de Imprensa (ACI), solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas de trabalho por esta perda irreparável na imprensa campinense.

Edson Pereira
Presidente

 

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários