Polícia Federal deflagra operação contra esquema de extração e comércio irregular de minérios na Paraíba e Rio Grande do Norte


 A Receita Federal (RFB) e a Polícia Federal deflagraram hoje (17) em Palheiras, Rio Grande do Norte a Operação Cordyceps, com o objetivo de combater a extração e venda irregular de minérios, a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro.

Os órgãos que compõem a operação apuram os indícios encontrados durante as investigações de extração de minérios sem autorização legal, bem como a aquisição de minérios extraídos irregularmente por pequenos produtores locais, que são então beneficiados e comercializados com empresas nacionais e do exterior.


Há indícios de crime contra a ordem tributária, pela contabilização irregular dos minérios adquiridos em pequenas propriedades e sonegação fiscal, e de crime ambiental, pela extração ocorrer em áreas de proteção permanente.
São cumpridos 06 (seis) mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas empresas investigadas. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do Paraíba e Rio Grande do Norte.

O nome da operação, CORDYCEPS, refere-se a um fungo que se apodera do controle de alguns insetos e os faz agirem em seu interesse. Do mesmo modo, os investigados se utilizam de pequenos produtores locais para explorar irregularmente minérios, que são então beneficiados e comercializados pelas empresas.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários