A Prefeitura de Lucena intensificou ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes de endemia percorrem todos os bairros do municípios observando criadores do mosquito e alertando a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
Segundo a Secretaria de Saúde as inspeções são realizadas durante todo o ano, mas desde o ano passado o Ministério da Saúde alertou para ações mais reforçadas, por causa do aumento das chuvas que propiciam o aumento do inseto e exigem esforços de todos para que não deixem recipientes expostos para não acumular água parada. Na próxima quinta-feira(22) os agentes estarão no bairro de Fagundes.
O período do verão é o mais propicio a proliferação, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças, No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia e manter as posturas possíveis para prevenir focos.
O mosquito é também transmissor da Zica e Chikungnya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como a microcefalia e guillain-barré.
Atenção para as medidas de prevenção contra o mosquito
O Aedes aegypti tem em média menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Para evitar a sua proliferação, as principais medidas são:
– Tampar caixas d’água, tonéis e latões
– Guardar garrafas vazias viradas para baixo
– Guardar pneus sob abrigos
– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
– Manter lixeiras fechadas
– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.
0 Comentários