A Paraíba aparece liderando o ranking dos estados brasileiros com mais problemas de canalização e abastecimento de água. Como verificou o ClickPB, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (23) novos dados do Censo Demográfico 2022, destacando a questão do saneamento básico em território nacional. Os números foram publicados no jornal Folha de S. Paulo.
Segundo os dados do IBGE, em todo o Brasil, a Paraíba e um dos estados que possuem mais problemas de abastecimento de água no país. O município de Santa Cecília lidera a lista com 99,5% de precariedade no sistema, seguido por Baraúna, com 99,2%, e Marcolândia (PI), com 99,1%.
Sem uma rede de abastecimento estruturada, a população só conta com os caminhões-pipa para suprir sua necessidade básica.
Paraíba tem problemas de canalização de água
A Paraíba também lidera o ranking no que se refere a canalização que faz a água chegar às casas dos cidadãos aparecendo nos três primeiros lugares: Damião, com 74,1% da cidade sem água canalizada, seguida por Algodão de Jandaíra, com 73,5%, e Riacho de Santo Antônio, com 72,5%.
No ano da realização da pesquisa, o Brasil ainda registrava o equivalente a 49 milhões de habitantes sem atendimento adequado de esgotamento sanitário e 4,8 milhões de pessoas sem água encanada, apesar do crescimento desses serviços nas últimas décadas.
CLICKPB
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários