Eleições na Paraíba têm quase 90 candidatos com deficiência; cerca de 30% deles possuem problemas visuais


 As eleições deste ano vão contar com 88 candidatos com alguma deficiência na Paraíba. O dado foi conferido pelo ClickPB nesta quarta-feira (21) no portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mostra dados sobre todos os candidatos de todas as eleições no Brasil.

Como verificado pelo ClickPB, dos candidatos com alguma deficiência 25 possuem problemas visuais. Seis são paraplégicos; cinco possuem monoplegia; e quatro são tetraplégicos.

Além desses, quatro candidatos possuem deficiência auditiva, quatro possuem outras deficiências físicas e mais 40 são identificados como possuindo outras deficiências.

O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 6 de outubro. O segundo turno, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores e sem vencedor no primeiro turno, será no dia 27 de outubro.

Primeira vereadora surda eleita na Paraíba

Em 2020, a Paraíba teve a primeira candidata surda eleita para vereadora. A eleita foi Ana Kelly Nunes Bezerra, eleita como Kelinha de Naldo, em Araçagi, município do Brejo paraibano.

Como publicado pelo ClickPB, Kelinha e Naldo foi eleita com 421 votos, sendo a 12ª mais votadas entre todos os concorrentes.

Na época, a candidata se destacou com projetos voltados para acessibilidade. Nas eleições deste ano, Kelinha de Naldo vai concorrer a um novo mandato de vereadora pelo Podemos.

Veja abaixo o quadro com os tipos de deficiências nas eleições deste ano na Paraíba:

Auditiva – quatro

Física:

  • Tetraplegia – quatro
  • Monoplegia – cinco
  • Paraplegia – seis
  • Outro – 40

Visual – 25

Outros – quatro

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários