As obras da Ponte do Futuro estão avançando pela ilha Stuart, entre o rio Paraíba e o município de Santa Rita, conforme anunciou o governador João Azevêdo nesta segunda-feira (21).
Conforme observou o ClickPB, o anúncio foi feito em entrevista ao programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara FM.
De acordo com João Azevêdo, o prazo para entrega da obra segue sendo em 2026. Na ilha, estão sendo realizados os trabalhos de limpeza e implantação das estacas da Ponte.
“A obra já tá num ritmo muito forte. O prazo continua sendo final de 2026. Nós já estamos com equipamento já na Ilha do Stuart, começando a fazer os primeiros trabalhos, limpeza dentro da Ilha para começar a implantação das estacas que ficarão ali na Ilha do Stuart. Já fizemos a primeira a primeira parte do Rio da Guia, ligando Santa Rita à Ilha do Stuart em termos de estacas, ou seja, é uma obra gigante, extraordinária”, informou João Azevêdo.
Ponte do Futuro: mais de 340 vigas
O ClickPB apurou que a ponte terá 346 vigas, de acordo com o engenheiro responsável pela obra, Igor Girardi, representante do Consórcio Jampa.
Também segundo o engenheiro, a obra está na fase de supressão vegetal, que é a retirada de vegetação por onde a Ponte vai passar.
Vigas pesam 60 toneladas cada
Segundo o governador, cada viga da obra pesa cerca de 60 toneladas. O ClickPB observou que, somente as vigas da Ponte, pesam mais de 20 mil toneladas totais.
“Cada viga que será inçada e colocada no lugar tem 60 toneladas. Então, imagine os equipamentos que serão utilizados para construção dessa ponte. E a medida que vai sendo concretada a própria plataforma da ponte, essas vigas agora serão concretadas em cima da plataforma e transportadas mais para frente para ficar mais rápido a execução”, explicou o governador.
Ainda de acordo com João Azevêdo, “é uma obra que tá em ritmo normal. A outra ponte que liga Santa Rita a Lucena, essa obra ali em Costinha, essa obra já começou a limpeza das faixas, já começou a parte de sondagem, para que a gente logo logo, antes do final do ano, já estejamos trabalhando na segunda ponte. A segunda ponte que liga para Lucena. Então, uma obra que tá num ritmo normal, um ritmo acelerado e com a previsão, sim, no final de 2026 essa obra nós estamos passando já por cima dessa ponte”, concluiu.
CLICKPB
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários