Cabedelo sedia 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf

A partir desta sexta (01), até o próximo domingo (03), a Paraíba recebe, na Praia de Intermares, em Cabedelo, o Open Brasil de Kiteracing, promovido pela Associação Brasileira de Kitesurf (ABK). É a 1ª etapa das três previstas no circuito, que chegará, ainda, à Bahia e ao Maranhão. As competições começam a partir das 12h00 e vão até às 16h00. No sábado (02) e no domingo (03), as regatas têm início às 11h00 e vão também até às 16h00.

A Prefeitura de Cabedelo abre, mais uma vez, as portas para a realização de um evento desse porte, com todo o apoio logístico necessário. Através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, foi disponibilizada a sonorização no local, bem como tenda de apoio.

“A orientação da gestão municipal, através do Prefeito Leto Viana, é analisar quaisquer projetos que viabilizem o incentivo, a prática e a promoção de esportes na nossa cidade. Será muito importante apoiar e se fazer presente a um evento desse nível”, ressaltou Clemildo Gomes, secretário de Esportes de Cabedelo.

Cerca de 30 atletas, dentre eles 10 paraibanos, participam do evento, divididos em cinco categorias: open (principal), master, gran master, juniors e feminino. Os competidores participarão na modalidade racing, wave e freestyle.

O evento trará à praia de Intermares grandes nomes do Kitesurf nacional. Quem se destaca é o paraibano Wilson Bodete Veloso, terceiro colocado no Mundial master do ano passado, que foi realizado na China. Bodete vai disputar na modalidade wave, em que os atletas competem com prancha de surf sem alças, tornando a competição ainda mais técnica e desafiante.

“A Paraíba tem se destacado bastante nessa modalidade esportiva. Em 2013, conquistamos os 1º, 3º, 4º e 5º lugares na categoria principal, Open. Estamos confiantes em uma participação ainda melhor esse ano”, destacou Bodete.

O esporte - Kitesurf, Kiteboarding ou mesmo Flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças. O atleta, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra que, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge a pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, o surfista consegue se deslocar, escolhendo trajetos, pegando ondas ou realizando saltos.

O esporte, relativamente recente, de incrível beleza plástica, encontra-se em um momento de grande popularidade e em crescente prática no Brasil e no mundo. Várias praias paraibanas fazem parte do roteiro do Kitesurf, principalmente Ponta de Campina e Intermares, em Cabedelo.

Para mais informações, acesse o link: http://abk.com.br/

 Assessoria

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários