Novo aterro sanitário de Lucena entra em fase de Estruturação, para desativação do lixão


 O lixão da cidade de Lucena localizado no Assentamento Marco João  se encontra em processo de desativação. Em visita técnica realizada no novo aterro sanitário  pelo Prefeito Marcelo a Secretária de Meio Ambiente Socorro Leite e o Ambientalista Tarcísio Costa já demonstra  mudança no cenário principalmente com a instalação de um galpão com o apoio do MPT- PB e estruturação da Prefeitura de Lucena.

A Secretária Socorro Leite afirmou que já está instituído a ASCAREL ( Associação do Catadores de Recicláveis de Lucena) que terá sede no galpão do novo aterro com área de 420m² , o quadrante terá cozinha, banheiros , espaço para reuniões com EPIs ( Equipamentos de Proteção Individual) a prensa de materiais e fardamentos oferecendo qualidade de vida aos trabalhadores do setor.

De acordo com Tarcísio o novo aterro tem um estudo  caro em termo de complexidade com obras no lençol freático para captação de chorume, "não são obras que podem ser feitas de repente exige bastante estudo técnico e a questão burocrática nos impede de agilizar o processo de desativação do lixão e com a pandemia as obras foram paradas. Lucena tem aproximadamente 14 mil habitantes então temos uma faixa de 1 kg de lixo por habitante  teremos em torno de 15 mil kg diariamente. Com o projeto teremos 4.500 kg  de lixo reciclado  com lucro gerado para os catadores."

Após a estruturação do galpão e da área do novo aterro o antigo lixão passará pelo PRAD ( Plano de Recuperação de Área  Degradada) que é um conjunto de medidas técnicas para revegetação, estabilização geológica e química.

"Somos conscientes das condições insalubres dos agentes de recicláveis, estamos agilizando a estruturação e o processo de desativação para amenizar os fatores de riscos  para os trabalhadores e riscos ambientais para toda Lucena", afirma Marcelo Monteiro.


BORGES  NETO LUCENA INFORMA