Cartaxo admite retorno gradual do comércio e serviços na Capital após novas medidas

O prefeito Luciano Cartaxo, admite retorno gradual de serviços e comércio na Capital depois da ampliação de medidas mais rígidas de isolamento, definidas em ação integrada entre o Governo do Estado e os municípios da Grande João Pessoa.
Cartaxo afirmou que essas novas medidas, que terão início a partir da próxima semana, é a última etapa do plano de contingência no combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Uma maior rigidez nas medidas restritivas tem como objetivo evitar a circulação de pessoas e veículos nestas cidades, bem como conter ainda mais a propagação do vírus, com a ampliação do isolamento social e a redução na ocupação da rede hospitalar. O plano foi definido durante reunião com o governador do Estado, envolvendo também as cidades de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Caaporã, Alhandra e Pitimbu.
“Para reverter a curva ascendente dos casos da Covid-19, temos que primeiro achatar o seu crescimento. Isso depende de cada um de nós. Mais do que compreensão da gravidade do problema, precisamos de atitude. Só com um isolamento social mais rígido, por um período previsto de duas semanas, podemos alcançar os resultados necessários. Para, enfim, darmos início à retomada gradual das atividades econômicas. Todos sabemos que o vírus não tem idade, sexo, classe social, nem vê fronteiras. Então temos que estar juntos nessa guerra, agora numa ação metropolitana inédita”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, a rede hospitalar vem ganhando mais leitos e a taxa de ocupação na rede de saúde preparada para o atendimento de Covid-19 chega a 86% na Grande João Pessoa.
O gestor explicou que, entre as novas medidas, serão feitas fiscalizações diárias nas entradas e saídas destes oito municípios com apoios da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e outras secretarias das estruturas do Estado e prefeituras.
Cartaxo ressaltou que não haverá rodízio de automóveis, mas que a fiscalização e o controle da circulação de veículos nas cidades serão intensificados. Até quarta-feira (04), por exemplo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizará um trabalho educativo e de conscientização junto à população sobre as novas medidas.
Luciano Cartaxo ainda esclareceu que serviços essenciais continuarão funcionando e a população pode ir a bancos, padarias e supermercados. “Queremos tranquilizar a população de que não estamos decretando lockdown. Estamos finalizando os detalhes para que esse planejamento seja posto em prática nos próximos dias e seja detalhado conjuntamente para toda a população o quanto antes. Um passo precisa ser dado de cada vez”, comentoiu.

Assessoria



BORGES NETO LUCENA INFORMA